segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

O anjo mais novo

Eu tinha 6 anos e era minha formatura do CA. Pátio da escola, formandos sentados enfileirados, com postura e beca, pais tirando fotos. De repente, ele, com 3 anos então, vence a barreira das pernas adultas, corre em disparada em minha direção, me abraça e diz cheio de orgulho: "maninha, minha maninha!". Eu, do alto de meus 6 anos de irmã mais velha, fiquei roxa-bege-avermelhada-com-bolinhas por achar que estava quebrando o protocolo da solenidade muito importante de formatura do CA. Ele, do baixo dos seus 3 anos de irmão mais novo, o fez por ter sido tomado por um enorme orgulho e sentimento de "como minha irmã é importante!". E os demais riram e ficaram com ares de "que fofo!".

Hoje, do baixo de meus 1,60m e de meus 26 anos de irmã mais velha, desejo a ele, do alto de seus 1,86m e de seus 23 anos de irmão mais novo, um feliz aniversário!!! Desejo também saúde, sucesso, realizações, bons momentos e muitas risadas!!!
E hoje é minha vez de dizer com orgulho: "maninho, meu maninho!".

domingo, 24 de janeiro de 2010

O jeito André Marques de filosofar...

O papo no programa de televisão era sobre homem casado não estar morto, burro amarrado também pasta, essas coisas.
E aí, André Marques conclui filosofando:

"Em terra de Saci, uma calça serve pra dois".

*Só sei que nestas terras de cá, cada calça é pra um Saci. Só um. Apenas um. E cada Saci meu, é só meu. Apenas meu. Ainda que sejam Sacis do passado. Só. Apenas. Pronome possessivo de primeira pessoa do singular. Só. Apenas!*

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Atravessamos o (deserto do) Saara


Já disse aqui que o mês de janeiro pra mim é tempo de pré-carnaval.
Como as programações dos (melhores) blocos ainda não começaram, eu e as amigas companheiras de folia resolvemos sair neste sábado para comprar os adereços para a festa. O sol rachando o quengo no Saara e a gente feliz da vida entre plumas, boás e paetês.
Este ano o zuriguidum está mais elaborado: serão três fantasias, com direito a comprar panos pra mandar fazê-las, mais todos os adereços necessários para compor o figurino.
Daí a antecedência da coisa.
Não vou estragar a surpresa. Mas posso adiantar que duas são, como direi?, femininas e típicas, já a outra se encaixa na categoria "criativa". Sim, eu sei que em nossa conta está faltando uma, afinal, são 3 fantasias para 4 dias de carnaval. O problema é que minha grande amiga Risadinha só teve a brilhante ideia de uma outra, também "criativa", quando já estávamos no ônibus voltando.
Aí nossa dúvida agora é: gastar mais dinheiro com uma 4ª ou colocar no último dia a que fizer mais sucesso das 3?
Óh céus, óh vida!

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Com que título eu vou pro texto que você me convidou?

Eu acho que título é coisa importantíssima. Tipo nome.
Sendo assim, sempre acho que devemos pensar muito bem quando o escrevemos, se é texto que requer título. Com as poucas palavras que compõe o mesmo, você pode chamar a atenção - ou afastá-la de vez - para o que vem depois. Digo isso ainda que, muitas vezes, os meus não sejam tão criativos assim aqui.

Enfim, isso tudo pra continuar falando das aberrações, dessa vez em forma de título, que apareceram nas produções vestibulescas. Os temas da redação eram mídia e traição. Claro que não era algo como: "escreva sobre mídia ou traição", óbvio que não. Havia textos de partida, todo um tema trabalhado em negrito e numa frase de efeito, normal. Mas, no frigir dos ovos (benção, vó!) e de toda aquela complexidade enrolashion típica de vestibular - a gente não tá aqui para explicar e sim para cafundir - o resumo da ópera era: mídia ou traição. Precisa dizer que esse último foi o que suscitou as maiores aberrações e risadas?

Então, vamos ao top 5:

5) Um amor ou uma dor. Cafooooooona no último! Aliás, tinham muitos títulos mexicanizados, bregas e, óbvio, hilários.
4) Traição: uma questão de fidelidade. Oi? Eu perdi alguma coisa ou tá faltando um prefixo na última palavra. Ou ficou confuso? Ou era pra confundir mesmo?
3) Aí, então. Ou seja, com um título desses você pode falar sobre tudo e sobre nada ao mesmo tempo! Olha, que coisa! Gênio!
2) Ser corno ou não ser? Foi o vice colocado por sua sutileza. Mamonas Assassinas rules. Até hoje to em dúvida se era ou não uma psicografia do Dinho.
1) Você já mediu a sua relação hoje? Ahhhhhhh, este ganhou o primeiro lugar no meu coração porque, vamucombináné, é de um duplo sentido ímpar! Porque depois de me deparar com argumentos como "pesquisas indicam que o homem trai mais que a mulher", "pesquisas indicam que a mulher trai mais que o homem", "segundo o IBGE", "é tudo uma questão hormonal", "traição se explica por genética", enfim, eu merecia ler um título que despertasse meu real interesse pelo texto que viria a seguir. Já imaginava que os argumentos rolariam em torno de "centímetros", "complexo de inferioridade", "insatisfação métrica" ou o melhor de todos que seria "amor de pica, fica". Não, o candidato não deu asas - centímetros, metros, quilômetros - à imaginação no desenrolar das ideias.
Mas leva o primeiro lugar por ter feito o título cumprir sua função: instigar e motivar a leitura do texto.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

1 dia de silêncio


Por todas as vítimas do terremoto que devastou o Haiti.
Que meus (ex) alunos e suas famílias estejam, de certa forma, bem.
Nó na garganta.

Porque, às vezes, um minuto é pouco.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mesmo que mude


Ela vai mudar, vai gostar de coisas que ele nunca imaginou. Vai ficar feliz de ver que ele também mudou. Pelo jeito não descarta uma nova paixão. Mas espera que ele ligue a qualquer hora, só pra conversar e perguntar se é tarde pra ligar. Dizer que pensou nela, estava com saudade. Mesmo sem ter esquecido que é sempre amor, mesmo que acabe. Com ela aonde quer que esteja. É sempre amor, mesmo que mude. É sempre amor, mesmo que alguém esqueça o que passou.
Ele vai mudar, escolher um jeito novo de dizer "alô". Vai ter medo de que um dia ela vá mudar. Que aprenda a esquecer sua velha paixão. Mas evita ir até o telefone para conversar, pois é muito tarde pra ligar. Tem pensado nela, estava com saudade. Mesmo sem ter esquecido que é sempre amor, mesmo que acabe. Com ele aonde quer que esteja. É sempre amor, mesmo que mude. É sempre amor, mesmo que alguém esqueça o que passou.
Para conversar, nunca é muito tarde pra ligar. Ele pensa nela. Ela tem saudade. Mesmo sem ter esquecido que é sempre amor, mesmo que acabe. É sempre amor, mesmo que mude. É sempre amor, mesmo que alguém esqueça o que passou.

AQUI.


domingo, 10 de janeiro de 2010

O mundo provando que dá voltas

Num calor de 42 graus que fez hoje, eu recusei uma tarde à beira mar, com ida e vinda no ar condicionado e, o principal, o convite foi de um certo alguém, para derreter/desidratar num chá de bebê. E fiz isso FELIZ. E recusei numa boa, sem nem pensar no fato.
"Isso é irônico, não acha?!", citando Alanis Morissete.

Aliás, não só citando, a trilha sonora de hoje é, sem dúvida, dela: "Ironic".

An old man turned ninety-eight
He won the lottery and died the next day
It's a black fly in your Chardonnay
It's a death row pardon two minutes too late
Isn't it ironic... don't you think?

It's like rain on your wedding day
It's a free ride when you've already paid
It's the good advice that you just didn't take
And who would've thought... it figures

Mr. Play It Safe was afraid to fly
He packed his suitcase and kissed his kids good-bye
He waited his whole damn life to take that flight
And as the plane crashed down he thought
"Well, isn't this nice."
And isn't it ironic ... don't you think?

It's like rain on your wedding day
It's a free ride when you've already paid
It's the good advice that you just didn't take
And who would've thought... it figures

Well life has a funny way of sneaking up on you
When you think everything's okay and everything's going right
And life has a funny way of helping you out when
You think everything's gone wrong and everthing blows up
In your face

A traffic jam when you're already late
A no-smoking sign on your cigarette break
It's like ten thousand spoons when all you need is a knife
It's meeting the man of my dreams
And then meeting his beautiful wife
And isn't it ironic... don't you think?
A little too ironic.. and yeah I really do think...

It's like rain on your wedding day
It's a free ride when you've already paid
It's the good advice that you just didn't take
And who would've thought... it figures

Well life has a funny way of sneaking up on you
And life has a funny, funny way of helping you out
Helping you out


NO ÚLTIMO VOLUMEEEEEEEE!!!!!!!!!!!!!

É possível...

... Física e Gramática se juntarem?!
Perfeitamente!
Pelo menos para um chopp.
Ou melhor, a promessa de um chopp, porque na verdade foi almoço com direito à muita carne e até ao garçom, caso eu quisesse.
Sim, queridos, Patrícia, a musa do operário da churrascaria! rs
Mas o que importa é que depois de aberrações como: "hormônios diferentes traem por motivos diferentes", "para muitos não haverá dois em um se houver um terceiro" (oi???), "quem nunca foi traído aguarde que logo logo chegará a sua vez" (meio praga essa, né?!), "o pior é ficar ciente de que está sendo traído, não é, caro leitor? Alguns se escabelam, outros gritam, outros se esbaldam na bebida", entre MUITAS outras, a dupla da banca de Redação se juntou cara-de-paumente ao povo da Física e foi comermorar!
Com direito a MUITAS risadas!
Só tenho a dizer que foi um dia ULTRA divertido, apesar de que na hora das piadinhas de Física, eu e amiga Chu só ríamos pra acompanhar o ritmo, no esquema: Se tá todo mundo rindo, é a hora de rir também!
Estratégia, saca?! rsrsrs
O fato é que se lá tivesse um risômetro, este marcaria altos índices!
Porque a "lei" era se esbaldar na risada! ;)

Delícia de sexta-feira!

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Desilusão (com "s")


Esta semana estou tendo a real noção de que as famosas pérolas de redações de vestibular que são passadas mundo virtual afora não são lendas.
É cada aberração!!!Méodeus!!!!
Só consigo pensar: o que mais virá até sexta-feira?!
*MEDO*

UPDATE

Venho por meio deste (kkkkkkkk) fazer o meu mea culpa/total ignorância. Seguinte: o exemplo dado neste post foi retirado e o texto sofreu alterações pois aquele estava certo!!!!! Sim, caro leitor! Acredito que tenha sido surpresa para você também. Não só de samba enredo da Imperatriz Leopodinense vive o homem! Pois é, depois de pesquisar, amiga Chu me alertou. Por isso, o mea culpa.Mas não me dou por vencida. Depois que passar meu estado de vergonha mode on, venho expor aqui VERDADEIRAS pérolas! Não pense que a fonte secou! rs

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Começou o ano...

... e por aqui estamos oficialmente em temporada de pré-carnaval. Pois é, pra mim é assim: passou o reveillon, meu diário oficial publica o estado de pré-folia.
Quem me conhece, sabe: A-D-O-R-O!!!!

Abrindo os trabalhos... o sambinha irresistível da adorada Roberta Sá:

Alô, fevereiro

Tamborim avisou, cuidado,
Violão respondeu, me espera,
Cavaquinho atacou, dobrado,
Quando o apito chegou, já era.

Veio o surdo e bateu, tão forte,
Que a cuíca gemeu, de medo,
E o pandeiro dançou, que sorte,
Fazer samba não é brinquedo.

Todo mês de fevereiro, lourinha
Carnaval te espera
Querem te botar feitiço, lourinha
Mas também pudera.

Se ele pega no teu corpo
Vai ter gente enlouquecida
Querendo entender a tua dança
Querendo saber da tua vida.

Vale a pena ouvir aqui. Melodia tão boa que coloco pra dançar sozinha no quarto. A louca! rs


PS: Engraçado também como diante dos últimos acontecimentos, o último verso cai como uma luva! ;)