sábado, 22 de agosto de 2009

O dia em que você ficar offline para sempre ou Serviço de (in)utilidade pública


Não que eu esteja pensando em utilizar este tipo de "serviço", mas esta sempre foi uma dúvida minha: se eu empacotar e ninguém souber minhas senhas, o que acontece com meus e-mails, orkut e afins?
Esta dúvida me angustiava. Juro! rs
Mas agora meus problemas acabaram! rs
Não é que lendo as notícias mundo virtual afora me deparo com o link: Revista Galileu. Veja como será a vida virtual após a morte.
Cliquei. Óbvio!
Bom, a quem mais interessar possa, reproduzo a reportagem abaixo:

A vida (virtual) após a morte

Um dia, você, eu e todo mundo ficaremos offline para sempre. Descubra o destino dos nossos perfis e e-mails

Mariana Lucena

Gmail
Se alguém da sua família precisar acessar sua conta, o serviço de e-mail do Google exige que a família envie, por fax ou correio, informações do morto, uma cópia da certidão de óbito e alguns documentos pessoais. Em 30 dias, eles devolvem a senha

Hotmail
A Microsoft oferece as informações da conta de e-mail ao responsável legal pelos bens do falecido. É preciso enviar por fax documentos para os EUA. Qualquer conta inativa por 120 dias é cancelada

Yahoo!
É a empresa que mais faz a vida das famílias difícil numa hora difícil. O Yahoo! só permite que os parentes acessem o conteúdo do e-mail por meio de um processo judicial. E se a autorização do juiz demorar mais de 90 dias, tarde demais: a conta estará desativada

Orkut e Flickr
Nas redes sociais, você pode ter vida eterna: os dois serviços não desativam contas por desuso. Mas se for o desejo da família, ela pode contatar o servidor e pedir a remoção

Facebook
A empresa criou uma nova modalidade, o "memorial". Quando a família avisa o falecimento ao site, a conta passa a ser restrita por um mês. Somente os "amigos" podem acessar o conteúdo. Depois desse período, o perfil é retirado da rede pela empresa

Twitter
É a única rede social que desativa o perfil de usuário que não usa o serviço por mais de seis meses

Dica

Se não quiser problemas, a advogada especializada em direito eletrônico, Eliane Barreirinhas, recomenda uma nota no testamento. "Delegue. Deixe as senhas de internet aos cuidados de alguém." Mas a garantia não é total. "Se a vontade do morto ferir o direito do vivo - no caso de a família precisar comprovar bens por meio do e-mail -, um juiz pode quebrar o sigilo da conta"

(Link da fonte)


Pensamento 1: Eu tenho Yahoo. Ao engarregado de tal tarefa, desde já me desculpo pelo transtorno dado futuramente (BEM futuramente!).

Pensamento 2: Repararam na imagem? Ótima, né?! Achei tão espirituosa que também a copiei da reportagem.

Pensamento 3: Mas o melhor é a dica! Ahh, este mundo tá muito muuuderno!!!

4 comentários:

M. disse...

É... acho que agora dá pra descansar em paz!

Nanda disse...

Eu tenho Gmail, Yahoo, Hotmail, Orkut, Flickr, Facebook, Twitter e outros muitos outros perfis não mencionados aqui. Acho que vou dar trabalho até depois de morta!

Unknown disse...

Eu juro que nunca parei para pensar o que seria dos meu e-mail após a minha morte. Francamente, né? Já estarei mortinho da silva mesmo. Pq raios me preocuparia com isso?

Patrícia disse...

Todos poderemos descansar em paz agora. Só não terá paz o engarregado de desativar nossas vidas online.

Rapha, to adorando sua presença por aqui! Volte sempre! ;)